[Resenha] A culpa é das estrelas





Título original: The Fault Our Stars
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Resenha: O livro se trata de um romance entre dois jovens que sobreviveram ao câncer: Hazel, uma jovem de 16 anos, moradora ilustre de Indiana e que tem tireoide com metáfase nos pulmões e por isso anda com um cilindro de oxigênio que a mantem respirando. O máximo que ela faz, além de assistir sua série e ler seus livros, é comparecer nas aulas da faculdade, e, raramente, participa da 'punheta grupal de apoio mútuo onde todo mundo fala sobre lutar, combater, vencer, remitir e examinar seus cânceres'. É nesse grupo que Hazel acabando conhecendo Augustus Watters, melhor amigo de Isaac, que também participa do grupo e que perde a visão para o câncer e perde a namorada, que por motivo fútil deixa ele. Augustus Watters tem 17 anos e sofria com osteossarcoma, e tinha uma perna amputada por conta do câncer, mas até então estava livre dele, ele já havia entrado para o grupo dos SEC (Sem indícios de câncer). E na salinha desse grupo que os olhos verdes de Hazel encontram os azuis de Augustus. :3
Desde o início do livro você vai perceber o tom de ironia que a Hazel coloca em quase tudo que ela fala, é engraçado. Ela, na verdade, é engraçada, inteligente e um tanto quanto 'esclusa' socialmente. Normal você pensar enquanto ler o livro que nele só tem pessoas com câncer, mas você acaba entendendo que as pessoas com essa doença tendem a passar a maior parte do tempo em casa, hospitais ou grupos de apoio, ou seja, rodeada de outras pessoas que também tem, ou tiveram, câncer. E uma frase dita por Augustus me fez ver essa doença de outra maneira. "Grande guerra, estou em guerra contra o que? O meu câncer. e o que é o meu câncer? Meu câncer sou eu. Os tumores são feitos de mim tanto quanto meu cérebro e meu coração. É uma guerra civil, Hazel Grace, e a gente já sabe quem vai vencer."
Enfim, já faz um mês que li 'A culpa é das estrelas', e ainda não tenho palavras para descrever o que magnífico achei o livro. Uma história que me fez rir no começo e chorar no final. Sim, chorei. Meu coração ficava cada vez mais apertado enquanto os capítulos acabavam. Pela primeira vez eu não queria que um livro acabasse - não daquela forma. Tive um DPS.
Os protagonistas possuem muitas características diferente e constroem uma conexão que prende o leitor de uma forma que é impossível se desligar dos sentimentos ou das situações que eles enfrentam. É o tipo de livro que faz você refletir sobre a vida e a morte. Se o destino - cheio de surpresas - é justo ou injusto. E, principalmente, que nunca estaremos preparados para o ponto final que encerrará a nossa vida.
Uma trama que irá ultrapassar as barreiras de uma promessa que não poderá ser cumprida. Não espere uma história com um final feliz, mas também não espere algo clichê. Prepare seu coração caso for ler, é algo puramente emocional.

"Okay? Okay."

"Talvez "Okay." seja o nosso "Sempre"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário